Brincando nos Campos do Senhor / O Abraço da Serpente



Formas de Olhar

No campo da antropologia a alteridade implica no estudo das diferenças do outro, o que inclui a análise de culturas e etnias diversas. O documentário moderno brasileiro, por exemplo,  se firmou, principalmente nos anos 1960, em torno dessa relação de alteridade, na medida em que cineastas voltaram seus olhares para outros indivíduos pertencentes a diferentes e, não raro, marginalizadas classes sociais. Neste passo, o documentarista realizava seu diagnóstico e de quebra ainda apresentava as possíveis soluções para os problemas mostrados, sem que o ser analisado  tivesse sua voz posta em primeiro plano. Tal realidade começara a ser amenizada a partir dos anos 1970 graças a “curtas documentais que buscaram promover o sujeito da experiência à posição de sujeito do discurso, tentativas e propostas para que o ‘outro de classe’ se afirmasse sujeito da produção de sentidos sobre sua própria experiência”¹. Isto posto, a relação de alteridade passou a ser implementada de dois possíveis modos, quais sejam um no qual o ser estudado não passa de um personagem sem poder de voz, sendo apresentado e interpretado pela figura extracampo do diretor, e um segundo modo marcado pelo estudo do outro a partir de relatos feitos por ele próprio que, assim, toma as rédeas do discurso, cabendo ao diretor nessa hipótese reger a fala, para que, com o mínimo de intervenção, não deixe ela de fazer sentido.
Por analogia, tal dualidade no direcionamento do olhar, tão cara ao gênero documentário, pode ser percebida no cinema de ficção em Brincando nos Campos do Senhor (EUA/Brasil, 1991) e O Abraço da Serpente (Colômbia, 2015) filmes esses que abordam a causa indígena e as consequências nefastas da colonização sobre uma cultura agredida de forma inescrupulosa por missionários que impunham sobre os índios os ditames do cristianismo/protestantismo.
Dentro deste contexto, Brincando nos Campos do Senhor entrega o olhar de Hector Babenco, um argentino naturalizado brasileiro, sobre a problemática indígena na Amazônia seja quanto a perda de seu próprio território seja quanto a uma segunda etapa do processo de aculturação a eles então imposto por missionários protestantes que ocuparam o espaço e o público deixado pelos católicos, o que resulta num novo exercício de condicionamento dessa vez voltado ao abandono dos costumes cristãos em benefício da educação protestante.
Embora bastante interessante, tal temática esbarra na relação de alteridade adotada por Babenco que, baseado no romance Peter Matthiessen lançado em 1965, assume o papel do intelectual que, com esteio em seu olhar estrangeiro, se considera apto a identificar em pormenores os males enfrentados pela comunidade indígena. Fadado ao insucesso, o pretensioso filme passa a todo instante a sensação de que o olhar de Babenco carece de ‘conhecimento de causa’ sendo,pelo visto, as conclusões tecidas frutos de um saber meramente bibliográfico e, portanto, carente de credibilidade. Não fosse o bastante, o longa-metragem resta vitimado por sua excessiva duração, por sérios problemas estruturais do roteiro, atabalhoado em certas sequências e reducionista em outras², e por um elenco extremamente mal conduzido e prejudicado pela questão da falta de representatividade seja pela escalação do hollywoodiano Tom Berenger para encarnar o protagonista índio, seja pela imposição sobre demais personagens e elenco brasileiro do inglês como idioma.
De maneira inversa, O Abraço da Serpente, dirigido pelo colombiano Ciro Guerra, se aproxima do documentário etnográfico, garantindo aos indígenas, ainda que enquanto personagens de uma obra de ficção, a titularidade do discurso. Nesse caso a nacionalidade de Guerra lhe permite compreender e tratar com maior intensidade e fidelidade o histórico de privações, submissão e extermínio vivido pelo povo indígena de seu país, não pairando no ar aquela incômoda sensação de ser o questionável olhar de um forasteiro o condutor da trama, tal como ocorrido na produção de Babenco.
Valendo-se da trajetória de dois antropólogos que em décadas diversas da primeira metade do século XX percorreram a floresta amazônica, a narrativa se bifurca em dois tempos distintos mas habilmente fundidos pela edição para mostrar o choque civilizatório surgido entre europeus e indígenas a partir do processo de colonização e os resultados desastrosos produzidos por essa relação a longo prazo. Sem jamais deixar de lado o viés antropológico, O Abraço da Serpente vence o risco que enfrentava de se tornar um produto cinematográfico tedioso, e se impõe como uma realização que consegue ao mesmo tempo ser bela, dada a hipnotizante fotografia em preto e branco, e crua, aspecto esse em que ecos de Apocalipse Now (EUA, 1979) são detectados quando mostrado a que ponto a floresta consegue despertar loucura e perversão no homem branco. Tamanha complexidade da proposta é desenvolvida na tela com pleno sucesso, graças a um roteiro não menos que excelente e a uma direção que, sempre inspirada pela toada documental, evita estereótipos, daí, com acerto, Francisco Russo concluir que “o longa-metragem logo se torna um imenso estudo antropológico, como poucas vezes o cinema já produziu”³.
__________________
1. LINS, Consuelo e MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 23.
2.  Vide a forma diferente com que são abordadas as figuras do padre e do pastor.
3.  Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-236295/criticas-adorocinema/. Acesso em 27.11.16.

Ficha Técnica - Brincando nos Campos do Senhor

Título Original:At Play in The Fields of The Lord
Direção: Hector Babenco
Roteiro: Hector Babenco, Jean-Claude Carrière, baseado no livro de Peter Matthiessen
Elenco: Kthy Bates, Aidan Quinn, Daryl Hannah, John Lithgow, José Dumont, Nelson Xavier, Stênio Garcia, Tom Berenger, Tom Waits
Produção: Saul Zaentz
Fotografia: Lauro Escorel
Trilha Sonora: Robert Randles, Zbigniew Preisner
Duração: 189 min.

Ficha Técnica - O Abraço da Serpente

Título Original:El Abrazo de la Serpiente
Direção: Ciro Guerra
Roteiro: Ciro Guerra, Jacques Toulemonde Vidal, Richard Evans Schultes, Theodor Koch-Grunberg
Elenco: Antonio Bolivar, Brionne Davis, Jacques Toulemonde Vidal, Jan Bijvoet, Luigi Sciamanna, Nicolás Cancino, Nilbio Torres, Yauenkü Migue
Produção: Cristina Gallego
Fotografia: David Gallego
Montador: Etienne Boussac
Trilha Sonora: Nascuy Linares
Estreia: 18/02/2016 (Brasil)
Duração: 125 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM