Os Croods



De Olho no Futuro

Tendo em vista que se trata de uma comédia de costumes sobre as vicissitudes de uma família e de seus membros, não é possível dizer que os roteiristas de Os Croods (EUA, 2013) foram responsáveis por inventar a roda; todavia, no que tange sua posição dentro de um formato já explorado por diversos gêneros cinematográficos, a animação se sai muitíssimo bem por, ora vejam, driblar determinadas convenções do segmento infantil.
 Dito isso, a peculiaridade que mais positivamente salta aos olhos é a ausência de um arqui-inimigo. A vilã, neste caso, se é que pode assim ser chamada, é a natureza e suas intempéries, de forma que a luta aqui se dá tão somente pela sobrevivência e não em defesa ou confronto de alguma causa nobre ou escusa. Com efeito, graças a essa benéfica falta de um vilão sobra espaço para a produção explorar o medo de certos integrantes do clã frente as mudanças do mundo e o choque geracional daí surgido.
Embora apresente uma narrativa ágil e envolvente, o filme, lamentavelmente, peca ao não conseguir tratar com igualdade seu restrito número de personagens - apenas a hilária matriarca da família, dentre as figuras coadjuvantes recebe o destaque merecido -, deficiência essa que, claro, pode ser facilmente sanada numa eventual continuação, a qual, aliás, em muito ganhará se investir menos na ação e mais no humor oriundo da convivência entre os familiares. Neste sentido, um tom mais anárquico, quem sabe ao modo Família Dinossauros, será muito útil para a sequência, afinal, daqui a alguns anos as crianças de hoje, mais velhas, estarão ávidas por novas linguagens tal qual o casal de protagonistas desta primeira parte. É preciso olhar desde já para o futuro, assim como os Croods foram instados a fazer.

Ficha Técnica


Título Original: The Croods

Direção e Roteiro: Kirk De Micco, Chris Sanders

Produção: Kristine Belson, Jane Hartwell

Música: Alan Silvestri                                       Fotografia: Yong Duk Jhun
Estreia: 22.03.2013                                          Duração: 99 min.

Comentários

LEIA TAMBÉM