Os Descendentes/Pequena Miss Sunshine

                     Famílias Disfuncionais

        A estrutura do roteiro, adaptado, de Os Descendentes (EUA, 2011) em muito lembra a história abordada em Pequena Miss Sunshine (EUA, 2006), qual seja a convivência, um tanto forçada, de uma família disfuncional em tempos de eventos extraordinários.
        No que tangem as peculiaridades de cada longa-metragem, se no segundo caso não há um protagonista definido conforme a acepção tradicional do termo – embora a pitoresca da figura da garota Olive (Abigail Breslin) possa assim ser considerada –, o filme de Alexander Payne, por sua vez, apresenta um personagem central – interpretado com maestria por George Clooney – em torno do qual gravita o desenvolvimento da trama. Ademais, se Sunshine opta pela via do road movie, Os Descendentes não põe o pé na estrada mas passeia, com graciosidade, pelas paisagens havaianas.
        Superadas as diferenças, ambas as produções adotam o gênero comédia dramática para expor as idiossincrasias de seres que em momento algum clamam por julgamento, eis que passíveis de serem confundidos com qualquer um de nós. São trabalhos, ressalte-se, aparentemente simples, mas que guardam toda uma gama de tipos complexos quanto a suas essências e sentimentos.
        Não se trata, desta feita, de questionar a forma como os pais de Olive a educam ou o comportamento adúltero da esposa do personagem de Clooney, e sim compreender o que os levou a agir desse modo, além, é claro, de saborear a forma como os demais driblam os inúmeros percalços com as quais a vida lhes vai paralelamente presenteando.
        Pequena Miss Sunshine e Os Descendentes dialogam entre si, porém, não são interdependentes. São apenas exemplos de temáticas parecidas, apesar de eficientemente trabalhadas individualmente.

COTAÇÕES:
Os Descendentes - ۞۞۞۞     
Pequena Miss Sunshine - ۞۞۞۞


Ficha Técnica - Os Descendentes
Título Original: The Descendants
Direção:Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Jim Rash,  Nat Faxon baseados no livro de Kaui Hart Hemmings
Produção: Alexander Payne, Jim Burke, Jim Taylor
Elenco: George Clooney (Matt King)Shailene Woodley (Alexandra)Robert Forster Judy Greer Beau Bridges Matthew Lillard (Brian)Nick Krause (Sid)Matt Corboy (Cousin Ralph)Scott Michael Morgan (Barry Thorson)Amara Miller (Scottie)Patricia Hastie (Elizabeth King) Milt Kogan (Dr. Johnston)Mary Birdsong (Kai) Rob Huebel (Mark Mitchell)Celia Kenney (Reina)
Fotografia: Phedon Papamichael
Figurino: Wendy Chuck
Estreia no Brasil: 27 de Janeiro de 2012
Estreia Mundial: 16 de Dezembro de 2011
Duração: 115 min.
Grande Cena: O plano final, quando a câmera, numa postura subjetiva, assume o ponto de vista da televisão perante a qual a família, agora em tempos de calmaria, se reúne. Neste sentido, a “voz que se ouve, vinda da televisão, na sequência final do filme é de Morgan Freeman” (FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/os-descendentes/noticias-e-curiosidades/).

Ficha Técnica – Pequena Miss Sunshine
Título Original: Little Miss Sunshine
Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Roteiro: Michael Arndt
Produção: Albert Berger, David T. Friendly, Marc Turtletaub, Peter Saraf, Ron Yerxa
Elenco: Justin Shilton (Josh)Greg Kinnear (Richard Hoover) Toni Collette (Sheryl Hoover) Lauren Shiohama (Miss California) Dean Norris (State Trooper McCleary) Paul Dano (Dwayne)Beth Grant (Pageant Official Jenkins) Wallace Langham (Kirby) Abigail Breslin (Olive Hoover) Gordon Thomson (Larry Sugarman)Alan Arkin (Edwin Hoover)Jill Talley (Cindy) Mel  Rodriguez (Officer Martinez)Bryan Cranston (Stan Grossman)Steve Carell (Frank Ginsberg)
Fotografia: Tim Suhrstedt
Estreia no Brasil: 20 de Outubro de 2006
Estreia Mundial: 18 de Agosto de 2006
Duração: 101 min.
Grande Cena: As corridas para entrar na kombi em movimento.

Comentários

LEIA TAMBÉM