Salt


De Volta à Guerra Fria com Angelina Bourne

Espiã americana acusada de trabalhar como informante para o governo russo inicia processo de fuga como forma de angariar meios comprobatórios de sua provável inocência.
Numa época em que os filmes do gênero voltam seus olhares contra o mundo árabe, Salt (EUA, 2010) nada contra a maré e ressuscita os tempos da Guerra Fria, o que, inevitavelmente, lhe agrega certo ar de déjà vu.
Assim, não fosse pela direção frenética de Phillip Noyce – conforme o estilo nascido nos anos 90 – seria possível jurar que a obra não passava de mais uma dentre tantas produzidas na década de 80 – e que enxurravam as sessões do Super Cine – quando os soviéticos representavam no cinema a grande face do mal.
Dentro deste contexto, ainda que o roteiro busque driblar clichês, suas reviravoltas não causam surpresas genuínas, o que sinceramente não quer dizer muito, visto que a produção acaba funcionando mais como veículo de divulgação da faceta action de Angelina Jolie do que como thriller de espionagem.
Sim, a atriz empresta carisma a sua personagem, defendendo com decência as nuances e ambigüidades da mesma, o problema, contudo, está no fato de não vivermos mais nos anos 80, daí ser difícil aceitar uma mulher tão imbatível que, na condição de exército de um homem só, mais parece uma versão feminina de Rambo.
Portanto, se quiser engatilhar uma franquia de êxito a partir de Salt – após a fracassada tentativa feita em Lara Croft: Tomb Raider (EUA, 2001 e 2003)Jolie precisará de roteiristas que tornem verossímil a vulnerabilidade da personagem, tal como fora feito com o Jason Bourne de Matt Damon.
Falando nisso, já que o diretor Paul Greengrass decretou há muito o fim de sua contribuição para com aquela trilogia, torçamos então para que Jolie amealhe o cineasta para a óbvia sequência de Salt, afinal, lá no fundo ela bem que gostaria de ter assumido o papel daquele agente desmemoriado.

COTAÇÃO - ☼☼☼  

Direção: Phillip Noyce
Elenco: Corey Stoll (Shnaider)Cassidy Hinkle (jovem Chenkov)Liev Schreiber (Ted Winter) Andre Braugher (Secretário de Defesa)Hunt Block (Presidente Lewis)Daniel Pearce (jovem Orlov)August Diehl (Mike Krause)Daniel Olbrychski (Orlov)Angelina Jolie (Evelyn Salt) Olek Krupa (Presidente Matveyev)
Estreia: 30 de Julho de 2010
Duração: 100 minutos

Comentários

LEIA TAMBÉM