Por Uma Vida Melhor


Dramédia Gravídica

Após ser pego de surpresa por uma gravidez não planejada, casal sai em viagem a procura de um lugar onde possa desfrutar a peculiaridade do momento ao lado de pessoas que lhes sejam queridas.
Por Uma Vida Melhor (EUA, 2009) pode até ser visto como um primo distante de Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007), porém, não obstante seu viés cômico, ainda assim o que nele prevalece é o equilíbrio dramático.
Neste sentido, os personagens secundários são construídos de maneira propositalmente exagerada e caricata – opção essa que para alguns pode soar como uma direção manipuladora de Sam Mendes, dada o freqüente contraste entre a estranheza dos outros e a naturalidade da dupla de protagonistas – como forma de mostrar que a busca efetuada por aqueles futuros pais não deveria partir de fora para dentro, mas sim na via inversa, ou seja, procurando antes de tudo aceitar a si mesmos como companhias, o que inevitavelmente exigirá, também, o exorcismo de seus próprios distúrbios.
Desse modo, Mendes esclarece que o desconhecido, o inédito, trazem em seu bojo um encanto que nem sempre poderá suplantar o prazer causado por uma volta as origens.
A gravidez, dentro deste contexto, é corretamente abordada pelo cineasta como uma fase de transição tanto para o homem quanto para a mulher, uma ocasião em que velhos hábitos colidem com novos comportamentos, bem como com a insegurança quanto ao futuro.
Por isso, a obra exala cumplicidade para aqueles que já viveram tal experiência, ao passo que para aqueles que ainda não alcançaram tal etapa da vida funciona como um belo testemunho e até, quem sabe, como exemplo instigador, o que, sem dúvida, comprova que, qualquer que fosse o intuito pretendedido, Sam Mendes cumpriu com louvor a missão.

COTAÇÃO: ***

Ficha Técnica
Título Original: Away We Go
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Dave Eggers, Vendela Vida
Elenco: Maya Rudolph (Verona De Tessant)Carmen Ejogo (Grace De Tessant)Catherine O'Hara (Gloria Farlander)Jeff Daniels (Jerry Farlander)Allison Janney (Lily)Jim Gaffigan (Lowell)Maggie Gyllenhaal (LN Fisher-Herrin)Josh Hamilton (Bailey Harkins)John Krasinski (Burt Farlander)
Duração: 98 minutos

Comentários

  1. Blog interessante... O nome é que podia ser... um pouco mais original, não?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM